quarta-feira, 17 de janeiro de 2007

Flowerpot Bread - Pão Assado no Vasinho de Flor

What??? A primeira vez que vi estes pães foi num restaurante na cidade americana de Raleigh, com um nome muito simpático: "Spinakker's," que infelizmente fechou. O restaurante ficava numa das entradas do shopping (mall) e na vitrine ficava uma mesa com dezenas de pães nos vasinhos aguardando a hora de ir para o forno. Quando o cliente era conduzido à mesa, serviam o pão quentinho como entrada... Acho que foi lá que comi uma ótima "Chicken Pot Pie," outro prato típico americano. Como sou fã deste prato, falei tanto para a Camila que ela acabou fazendo. Não sei se era moda na época, mas os potes de cerâmica eram vendidos em várias lojas de cozinha. Imaginem que eu trouxe uma caixa com quatro vasos na mala... Já testei várias receitas do livreto que veio junto, mas esta aqui é especial, pois é a mesma que minha mãe fazia um pão de forma quando éramos crianças. Eu alterei um pouquinho só a massa básica para não precisar sovar...

Flowerpot Bread - Pão Assado no Vasinho de Flor

1 envelope de fermento biológico seco: 10 g (ou 3 tabletes de fermento fresco: 45 g)
1 xícara de leite morno
3 colheres (sopa) de açúcar (para pão doce acrescente mais)
1 colher (sopa) fermento em pó
1/2 colher (chá) de bicarbonato
1 colher de vinagre ou limão
1 tablete de margarina em temperatura ambiente
1/2 colher (chá) de sal
1 ovo ligeiramente batido
3 xícaras de farinha de trigo (ou reduza a branca e adicione 1/2 xíc. de integral + mel)

Numa tigela misture o fermento, o açúcar e o leite morno. Acrescente os outros ingredientes na seqüência, mexendo bem entre cada adição com uma espátula. A massa não precisa ser sovada e nem crescer antes de ser levada ao forno. Unte vasinhos de cerâmica ou alumínio, modele os pãezinhos a gosto, encha até no máximo 3/4 do vasinho, pincele com gema e óleo misturados e polvilhe açúcar cristal ou queijo, dependendo de seu recheio. Leve para assar a 150C, pois como são altos eles demoram para assar internamente. Aumente a temperatura se necessário. Asse até dourarem.

Dicas:
- Com esta receita você não precisa sovar, nem deixar a massa crescer. Vai direto ao forno!
- Aumente o açúcar para pães doces, abra a massa e polvilhe açúcar e canela, enrole.
- Acrescente uma colher de mel se fizer com farinha integral, para ter o "honey-wheat bread."
- Como a massa é básica você pode acrescentar queijo, tanto no recheio como na cobertura.
- Use cachepôs de alumínio (sem tinta) ou vasinhos com revestimento vitrificado, dê um tratamento antes nos vasos de cerâmica, passando óleo por fora e levando-os vazios ao forno alto, de cabeça para baixo sobre uma folha de alumínio, por cerca de meia hora.
- Caso o vaso tenha um furo no fundo, preencha com papel alumínio.
- Já encontrei potes parecidos no Carr*four, mas acho que os potes de alumínio vão bem.



18 comentários:

  1. Maravilha Cris! Era o pãozinho que eu estava desejando! Adorei a receita e as fotos estão ótimas. Como é que você faz para colocar as seis fotos juntas, como num painel?
    Outra pergunta, posso trocar a margarina por óleo de canola? Qual seria então a quantidade? Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Cris, os paes ficam lindos! hm, eu amo pao, mas nao tenho paciencia com sovacao e esperacao. gostei dessa receita! amei os potinhos, que eu ja conhecia de revistas, mas nunca vi [ou prestei atencao] pra vender. sao um charme. vou ficar de olho aberto agora! ;-) beijos,

    ResponderExcluir
  3. AMEI a receita.. adoro pão caseiro mas esse negócio de esperar 1 hora pra crescer, sovar e esperar mais não serve pra família esfomeada com working-at-home-mom sem tempo!
    Lindo, lindos seus pa~ezinhos!

    ResponderExcluir
  4. Esses eu ainda não comi, Cris!! Ainda tem algum por aí? :o)
    Ficaram LINDAS as fotos, mulher! Vc está cada vez mais profissional... Nota 10. Beijinhos!

    ResponderExcluir
  5. Que coisa mais original! Assar pães em vasos de flor! Vou tentar fazer um dia desses, na forminha de muffim mesmo...acho q os vasos de alumínio não são muito finos não?

    ResponderExcluir
  6. Cris que coisinha mas fofa! Eu fiquei apaixonada.
    Regina se você usar os de alumínio você pode acomoda-los numa assadeira grossa de alumínio creio que funciona, eu vou tentar.

    ResponderExcluir
  7. Regina, você pode fazer como a Eliana disse, acomodá-los numa assadeira de alumínio, e depois decorar o vaso com um lacinho de ráfia, fica lindo... Você pode usar também a forma de bolo inglês.

    Eliana, isso aí amiga, meus vasos medem 10 cm de altura. E não se esqueçam de usar fermento para pão mesmo, além do fermento em pó. Bjs!

    ResponderExcluir
  8. Peço mil desculpas à Sonia, Fezoca, Camila e Cinara. Respondi os comentários ontem a noite, apareceu na hora e sumiu? Deu xabu... Mas em resumo, eu disse que minha mãe fazia este pão com nata, que ela guardava durante a semana quando fervia o leite, para fazer o pão no sábado. E agradeço aos elogios da Cinara, pois me apaixonei pela fotografia quando comecei os blogs! Bjs!

    ResponderExcluir
  9. Adorei a idéia Cris! Gostei mais ainda por não necessitar de se sovar a massa. Vou procurar os vasinhos que são charmosos demais pra decorarem a mesa de um brunch.
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Que idéia legal, Cris! Seus pães ficaram lindos e muito fofos! Deu vontade de comer com manteiga...hummm!

    ResponderExcluir
  11. Cris,

    O Blog está "terrific", está de dar agua na boca.

    So senti falta dos furinhos na foto do pudim de leite condensado.

    Parabéns.

    ResponderExcluir
  12. Daniela, aí em São Paulo é bem mais fácil achar, os meus novos (coloridos) que comprei no supermercado estão na penúltima foto do post. Bjs!

    Akemi, agora eu também fiquei com vontade! Vou ter que fazer mais! Bjs!

    Oi mano! Eu já liguei para a mamãe para perguntar como faz pudim com furos e sem furos! Beijão!

    ResponderExcluir
  13. Ah, eu tb não achei os vasinhos....e fui no mercado da "encruzilhada"...*snif*

    Acho q vou testar a receita em outra fôrma...

    ResponderExcluir
  14. Kleine, tente uma forma para bolo inglês ou uma redonda circular alta, de uns 35 cm. :-)

    ResponderExcluir
  15. Cris,
    que coisa mais linda e delicada! E também parecem bem gostosos!!! Seu blog é lindo e as receitas parecem maravilhosas! Vou ficar assídua. Um abraço.

    ResponderExcluir
  16. Verena, fico muito feliz com sua visita. Bjs!

    ResponderExcluir
  17. Cara Cris,
    Parabéns pelo blog.
    Suas receitas são apetitosas e fáceis de preparar.
    Infelizmente não consegui fazer o paozinho. Ficou duro. Fiz tudo certinho. O que será que deu errado.
    Beijos,
    Lylia

    ResponderExcluir
  18. Olá Lylia! hum, é meio difícil dar o diagnóstico assim :-) pois depende do fermento que você usou, estou revisando a receita, acho que inclui a quantidade de tabletes para menos. Um envelope (10g) de Fermento Biológico Seco Instantâneo equivale a 3 tabletes (45g) de fermento biológico fresco. Vou alterar na receita. Desculpe o transtorno. Espero que seja isto! Bjs!

    ResponderExcluir

Agradeço a sua visita!