domingo, 13 de janeiro de 2013

Breakfast in bread - Ovos no ninho

Amo ter hóspedes em casa. Sabe aquela sensação gostosa de que sua casa foi escolhida para ser o refúgio de alguém? É isso que sinto! Nossa casa foi feita para servir...
 
E quando acontece o contrário, ser hóspede de alguém?  Graças ao meu trabalho voluntário, viajo aos Estados Unidos uma vez por ano para participar de uma Convenção. Tenho sido agraciada com o melhor dos dois mundos nestas viagens. Encontro pessoas maravilhosas e conheço uma cidade diferente a cada vez! Já fiquei na casa de gente que nem conhecia ou tinha pouco contato, que me abriu a casa quando precisei e me fez sentir em casa... Além da cama fofa e cheirosa, a comida também sempre foi boa!

Numa destas viagens, em agosto de 2012, fui para Dallas. Lá um casal e sua filha, amigos de uma amiga especial, nos trataram com muito carinho e resolvi tirar fotos dos pratos que nos preparavam para ter na lembrança. Um deles é este. Que apelidamos de "ovos no ninho" porque é exatamente a imagem que transmite, um ovo deixado no ninho. Como americano é prático, em poucos minutos você prepara um café gostoso e completo, bastando apenas este prato, uma frutinha e uma boa xícara de café para acompanhar!

A receita saiu da revista Food Network e fazia parte de um concurso, que sempre sai na última página, para os leitores darem nome a um prato. Ainda me lembro da Laura pedindo ao marido para nos fazer este prato! 

E para terminar a conversa... Ninhos me fazem pensar! Ao olhar para estes ovos sobre massa folhada percebi que eles não vazavam. E viajei, imaginando os ninhos encontrados na natureza... Já reparou num ninho? Ele permanece ali por tanto tempo preso e seguro a uma árvore, independente de ventos, chuvas ou sol. Quando criança gostava de achar ninhos... Ficava triste quando um filhotinho "vazava" do ninho, morria de pena deles...  Ninhos me fazem pensar... Sobre nossa vida também, em quem nos apoiamos e onde encontramos refúgio e proteção... E me lembrei de um salmo que diz: "O Senhor é a minha rocha, a minha fortaleza... meu libertador, meu rochedo, em quem me refugio, meu escudo, a força da minha salvação, minha fortaleza." (18.2) Lindo não é mesmo? Um local perfeito para construir nosso ninho, a nossa casa é sobre alicerce seguro. Que você tenha um ano abençoado pela frente!
 
Este blog: Full Fork Ahead, mostra o passo-a-passo da receita! Muito fácil... Só clicar no link.
 
Ovos no ninho
1 folha de massa folhada laminada (no tamanho aprox. de 25 x 40 cm)
2 fatias de bacon
1 1/2 xícaras de queijo muçarela ralada
3 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado na hora
4 ovos grandes
Sal e pimenta moída na hora
Cebolinha fresca picada, para decorar

1) Preaqueça o forno a 220°C. Forre uma assadeira com papel-manteiga ou unte. Em uma superfície enfarinhada, corte a massa em quatro quadrados iguais. Dobre ligeiramente as bordas e aperte para dentro para formar quatro "ninhos."  Transfira para a assadeira e fure bem com um garfo. Asse até dourar, de 8 a 10 minutos.
 
2) Enquanto a massa está assando: frite o bacon em uma frigideira, em fogo médio, virando, até ficar crocante, de 8 a 10 minutos (ou no micro-ondas, olhando a cada minuto). Escorra o bacon e quebre-o em pequenos pedaços.
 
3) Deixe os ninhos esfriarem um pouco sobre as assadeiras. Se o centro estiver estufado, fure com um garfo. Polvilhe a muçarela e o parmesão. Abra uma cavidade rasa no queijo, no centro de cada ninho e quebre um ovo em cada; tempere com sal e pimenta. Cubra com o bacon, volte ao forno e asse até que as claras estejam firmes, de 10 a 15 minutos. Decore com a cebolinha. Sirva no café da manhã!
Antes de ir ao forno pela segunda vez, com o ovo quebrado no meio, sobre os queijos.

2 comentários:

  1. Hummmmmmmmm duas receitas maravilhosas. Uma de comer com a boca e outra com a alma. Amei o salmo e revigorar minha idéia de que o mundo é feito de pessoas boas em maior proporção.
    Uma semana linda e abençoada
    Carinhosamente
    Adália Pinheiro

    ResponderExcluir
  2. Oi Cris!!!

    Receita tão confortante! Já me imaginei acordando com essa delícia, ou fazendo pro amore... Adorei sua sugestão!
    E, sobretudo, suas palavras. Sempre tão profundas!

    Só posso pedir à Deus que Ele lhe retribua com uma chuva de bençãos todo o bem que vc faz!

    FELIZ 2013!

    Beijocas...

    ResponderExcluir

Agradeço a sua visita!